VITÓRIA E DERROTA SÃO DUAS EXPERIÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO.

Em algumas escolas, há a tendência de se evitar a competitividade, mas para as crianças, o conceito de competição é importante. Em um ambiente onde os próprios alunos se estimulam a estudar com afinco, eles tem a oportunidade de constantemente testar suas próprias habilidades e torna-se um hábito diário buscar um objetivo e se esforçar para alcançá-lo. Quando as crianças tem um rival em quem se espelhar, seu potencial interno é despertado, e quanto mais esforçada a criança, maior será o desenvolvimento geral e da capacidade de concentração.

Em testes de certificação e torneios competitivos, o aluno é testado em meio a um ambiente com uma tensão não-cotidiana. No momento em que o objetivo visado é alcançado, os sentimentos de satisfação e realização se tornam estímulos para que o aluno eleve sua auto-estima, dando bases para uma mente estável e trazendo, ao mesmo tempo, motivação para novas conquistas.

Mesmo quando o resultado obtido não seja o esperado, experimentar o sentimento de frustração é importante para que o aluno revise suas ações passadas e encontre onde pode melhorar, para ter energia para se desafiar para uma próxima vez. O desgosto também é a base para se educar o sentimento de se importar com o outro.